O grupo musical Udiyana Bandha se apresentará em Brasília no dia 06 de dezembro de 2009 às 20h.domingo, 22 de novembro de 2009
Show Udiyana Bandha
O grupo musical Udiyana Bandha se apresentará em Brasília no dia 06 de dezembro de 2009 às 20h.sábado, 14 de novembro de 2009
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Origem do yoga

quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Yoga combate depressão e ansiedade

Uma pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comprovou que o Yoga é capaz de combater a depressão e a ansiedade, além de aumentar a qualidade de vida e a produtividade. De acordo com a pesquisadora Thais Godoy, do Instituto de Medicina Comportamental do Departamento de Psicobiologia da Unifesp e do orientador Ricardo Monezi, a prática do yoga mina os sintomas do stress e da depressão. Além disso, a filosofia trabalha a postura e a respiração, alivia a dor e propicia uma melhora na qualidade de vida. O estudo acompanhou por três meses 15 voluntários submetidos a exercícios de respiração e de postura - o grupo recebeu o nome de experimental. Simultaneamente, outras 15 pessoas, que não realizaram nenhuma atividade física, também foram observadas - é o chamado grupo de controle. Os níveis de ansiedade e depressão de todos foram mensurados no começo e no fim do estudo. Quando a pesquisa foi iniciada, o grupo experimental apresentava, na média, um nível de ansiedade entre leve e moderado. Ao final do estudo, esses voluntários já apresentavam sinais apenas leves. Já o grupo de controle, que não realizou a ioga, manteve os mesmos níveis. No caso da depressão, a diferença entre os grupos é numérica, porque ambos tiveram a mesma evolução em termos de nível - passando do patamar leve para o mínimo. A vantagem do grupo iogue está na quantidade de participantes que registrou evolução: 68%, ante 39%. Apesar dos bons efeitos obtidos com a prática, Thais alerta que a mesma deve ser encarada como uma arma complementar contra a depressão e a ansiedade, e nunca como remédio único.
Fonte: Revista Veja
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Carne e Alzheimer

Você sabia que uma dieta com menos calorias, gordura e rica em vegetais, frutas e peixes pode atrasar a progressão do Alzheimer? E não é só, um estudo publicado este mês mostrou que uma dieta rica em proteína desencadeia a formação de placas no cérebro e o pior: diminuem o tamanho do órgão em 5% em comparação a dietas com menos proteínas e mais carboidratos. Faça mais por você: reduza, ou melhor, retire a carne de sua vida.
Para saber mais: Steve Pedrini, Carlos Thomas, Hannah Brautigam, James Schmeidler, Lap Ho, Paul Fraser, David Westaway, Peter Hyslop, Ralph Martins, Joseph Buxbaum, Giulio Pasinetti, Dara Dickstein, Patrick Hof, Michelle Ehrlich and Sam Gandy. Dietary composition modulates brain mass and amyloid beta levels in a mouse model of aggressive Alzheimer's amyloid pathology. Molecular Neurodegeneration, (in press).


